O que é meditação e por que eu preciso conhecer?

dez. 11, 2020

Você sente que precisa desacelerar a mente, ter mais controle em algumas situações ou simplesmente quer ser mais feliz? Então, precisa conhecer o que é meditação e porque aderir a essa prática pode mudar a sua vida.


Certamente, você já ouviu falar um pouco sobre ela e talvez até percebeu como ela vem ganhando cada vez mais adeptos ultimamente. Mas saiba que não se trata de modismo ou de uma tendência passageira.



Para que você conheça melhor essa prática transformadora, vamos explicar, neste artigo, o que é meditação, por que ela tem ganhado popularidade, os diferentes tipos e seus benefícios. Confira!

O que é meditação?

A meditação é uma prática de autocontrole que tem como objetivo fazer com que o praticante estabeleça uma conexão com seu interior e, assim, desenvolva autoconhecimento, autodisciplina e consciência de si.


Por meio de técnicas de postura, respiração e focalização da atenção, a meditação promove um estado de paz e relaxamento, além de um maior equilíbrio psicológico.


A prática surgiu há cerca de 5 mil anos, na Índia. Com o tempo, foi se espalhando pela Ásia e ganhando diferentes vertentes, mas sempre com o objetivo central de unir mente, corpo e alma em busca de evoluir como pessoa.


A partir do século XX, a meditação foi ganhando mais força pelo mundo todo, conquistando também as terras ocidentais. Hoje em dia, é possível encontrar facilmente escolas de yoga, centros de zen budismo, templos e demais instituições voltadas para a prática meditativa.


Mas nem sempre a meditação foi tão popular assim no Ocidente. A partir da década de 60, muitos estudiosos começaram a pesquisar sobre a prática, encontrando evidências científicas que comprovaram os benefícios da meditação.


Com isso, foi se expandindo e ganhando mais adeptos. E, ao mesmo tempo, foram desenvolvidos diferentes tipos de práticas meditativas.

A meditação budista, por exemplo, busca a iluminação, a autoconsciência e um estado de paz prolongado, podendo ser de diferentes tipos, como zazen (meditação sentada), vipassana (visão clara), consciência plena ou metta (bondade).


A meditação hindu, por sua vez, costuma utilizar técnicas sonoras, como os mantras (o famoso “om”, por exemplo) para ativar a concentração e induzir ao estado meditativo.


Também existe a meditação chinesa, com tradição filosófica taoísta, que tem como princípio fundamental a vida em harmonia. Por meio de técnicas de concentração e respiração, seu objetivo é gerar e transformar a energia interna. Existem diferentes tipos, como o Chi Kung, Zhuanqi e Neu Guan.



Já uma prática mais moderna é a meditação guiada. Baseando-se nas vertentes tradicionais, esse tipo conta com a orientação de um guia, seja por um praticante, um instrutor ou até mesmo vídeos ou áudios que ajudem a direcionar a prática de uma pessoa.

Por que meditar?

Como dissemos, já é comprovado que a meditação traz inúmeros benefícios aos seus praticantes. Ela:

  • Melhora a postura;
  • Reduz dores físicas;
  • Promove bem-estar e disposição;
  • Aumenta a calma e a sensação de paz interior;
  • Reduz sentimentos negativos, como raiva;
  • Alivia ansiedade e estresse;
  • Melhora casos de insônia;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora a concentração;
  • Aumenta o controle emocional.


Devido aos benefícios à saúde física e mental proporcionados pela meditação, ela é frequentemente recomendada como tratamento auxiliar para pessoas que sofrem com ansiedade, estresse, dores persistentes, enxaqueca, hipertensão e inclusive para pacientes com câncer.


Mas vale mencionar que a indicação não se limita a esses casos. A prática também ajuda as pessoas a realizarem as atividades cotidianas com mais calma, segurança, produtividade e objetividade, além de estimular a criatividade.


Além disso, como a meditação promove bem-estar e felicidade, ela tem motivos suficientes para que qualquer pessoa comece a praticar, concorda?



Em épocas em que tudo acontece de modo tão rápido e irrefletido, a meditação é ideal para acalmar a mente e trazer mais paz em nossas vidas. Portanto, experimente e sinta a diferença na sua vida!

03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
23 fev., 2024
Terapia hormonal: Quanto tempo leva para fazer efeito?
Mais Posts
Share by: