Saiba porque é importante meditar

dez. 11, 2020

Quando pensamos em alguém sentado em silêncio durante horas, talvez nos perguntemos: afinal, por que meditar? Por que dedicar parte do nosso dia, ou sequer alguns minutos, para olhar para dentro de nós mesmos?


Para quem ainda não é adepto à prática, é normal ter dúvidas sobre isso. Além disso, muitas vezes temos uma concepção de meditação um pouco estereotipada, como se só fosse possível meditar tornando-se um monge em algum templo na Ásia.


Mas, na verdade, essa prática pode ser bem simples e existem várias formas de realizá-la no dia a dia. Como uma das técnicas centrais da meditação é a concentração, você pode, por exemplo, focalizar a atenção na sua respiração durante o trajeto para o trabalho.


Também tem as opções de fazer sentado ou deitado, mentalizar um mantra para ajudar a concentrar, utilizar áudios para guiar sua prática ou simplesmente tirar 5 minutos por dia para sentar-se confortavelmente e concentrar na sua respiração.


A seguir, nós vamos explicar melhor porque meditar é importante e como isso é benéfico para os praticantes. Confira!

Por que meditar é importante?

Assim como a Medicina Ayurveda, a meditação é originária da Índia e sua prática remonta há cerca de 5000 anos. Só isso já mostra que a importância da meditação não reside em algo passageiro ou em um modismo, concorda?


O ato de meditar é importante por inúmeros motivos. Nos tempos atuais, por exemplo, em que vivemos em um ritmo acelerado e no “modo automático”, a meditação provoca uma reconexão com o nosso interior, acalmando a hiperatividade e silenciando os ruídos e as sensações negativas.


Com isso, podemos resgatar qualidades esquecidas, evoluir nosso eu e encontrar sentimentos como paz interior, bem-estar e felicidade. E, em um mundo no qual a ansiedade e a depressão são consideradas o mal do século, meditar se mostra importante até mesmo como tratamento complementar em alguns quadros clínicos.


A importância dessa prática é comprovada, inclusive, pela ciência. Para se ter uma ideia, a meditação chega a alterar a estrutura cerebral, tornando o cérebro mais espesso e fortalecendo as conexões de suas células.


Na prática, isso significa benefícios cognitivos e psicológicos duradouros, como melhora da memória, aumento de empatia e redução de estresse.

Como a meditação pode me ajudar?

A meditação traz benefícios para a saúde integral do praticante, ou seja, para a saúde física, mental e emocional. Assim, a prática regular pode ajudar as pessoas nos mais diversos aspectos da vida, seja pessoal, profissional, familiar, social e demais âmbitos.


Um dos seus grandes benefícios é que ela ajuda o praticante a reduzir o estresse e a lidar com as emoções, inclusive, com a dor e o sofrimento. A pessoa se torna mais autoconsciente, entende seus pensamentos e suas sensações, e, ao olhar para si, descobre a paz mesmo nas situações mais adversas.


Esse equilíbrio emocional é positivo em todas as áreas da vida. No trabalho, por exemplo, a pressão, o ambiente estressante e demais exigências podem ser melhor enfrentados.


Com menos ansiedade e um melhor estado emocional, a pessoa se torna mais produtiva e sente menos emoções negativas. Além disso, a prática também ajuda na saúde mental, melhorando a cognição, a atenção plena e a memória.


Da mesma forma, as relações familiares e sociais se tornam mais saudáveis, visto que a meditação contribui para o aumento de emoções positivas – como empatia, compaixão e bondade – e para a redução de sentimentos negativos – como raiva, estresse, fadiga e depressão.


Também vale dizer que, além da saúde mental e psicológica, a meditação traz benefícios para a saúde física, como fortalecimento do sistema imunológico, melhora na qualidade do sono e redução de dores crônicas.


Como você pode ver, a meditação proporciona amplos benefícios para os praticantes, trazendo mais bem-estar, equilíbrio emocional e felicidade em todas as esferas da vida. Gostou deste artigo? Então, acompanhe o nosso blog e confira outros conteúdos!

03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
23 fev., 2024
Terapia hormonal: Quanto tempo leva para fazer efeito?
Mais Posts
Share by: