A meditação pode ajudar em quadros de depressão?

out. 30, 2021

A meditação é uma prática muito antiga de fortalecimento do corpo e da mente, podendo ser uma importante aliada nos quadros de depressão.


Existem muitas técnicas atualmente, mas a prática se divide basicamente em dois métodos: a meditação para concentração ou mindfulness.


Dentro dessas duas maneiras, o foco da atenção se dá no presente de forma não analítica ou discriminativa.



Como praticar meditação?


O primeiro e importante passo é vencer o equívoco de pensar ser necessário tirar longas e cansativas horas para meditar.


A prática da meditação é extremamente adaptável, sendo que alguns minutos por dia já podem auxiliar no alívio de diversos sintomas de estresse, ansiedade e até mesmo da depressão.


Para conseguir um bom resultado, considere o seguinte:


  • reserve um tempo para si mesmo e deixe as preocupações de lado por um instante;
  • separe um local silencioso e longe de muitas distrações;
  • respire e concentre-se nos movimentos de inspiração e expiração, pois eles podem te ajudar a manter a atenção no momento presente.


São passos muito simples que, se realizados diariamente, podem contribuir de muitas maneiras para inúmeros problemas.


Contudo, em alguns casos graves de depressão, por exemplo, os sintomas podem ser justamente a falta de disposição e força para atividades, por mais simples que sejam.


A meditação pode ajudar em quadros de depressão?


Assim como o alívio do estresse e ansiedade, a meditação pode, sim, ajudar em quadros de depressão.


No entanto, é necessário destacar que a prática não exclui o acompanhamento médico, principalmente em casos graves, para os quais, nem sempre, a meditação é uma opção viável. Por isso, é preciso que o quadro seja avaliado com profissionais especializados.


Porém, os benefícios da meditação podem ser diversos em quadros de depressão moderados ou mesmo como ferramenta auxiliar no alívio dos sintomas da doença.


Combatendo sintomas e melhorando a qualidade de vida


A depressão é uma doença que se manifesta diante de inúmeros sintomas que podem impactar no sono, disposição durante o dia e outros aspectos da vida.


Com técnicas de meditação para o relaxamento profundo durante o dia é possível, por exemplo, melhorar a qualidade do sono.


Alguns estudos também conseguiram comprovar a redução nos casos de depressão em idosos observados pela Universidade da Califórnia.


Na pesquisa com 20 deles, um programa de oito semanas de relaxamento com 30 minutos diários conseguiu reduzir os sintomas da depressão, considerada um fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer.


Além disso, outros estudos indicam que práticas de meditação ajudam nas conexões cerebrais e na prevenção desse e de outros distúrbios mentais.


Há também outros benefícios, como:


  • sistema imunológico: a meditação auxilia na ação da telomerase, importante enzima ligada ao envelhecimento das células;
  • concentração: em muitos casos de depressão, se concentrar pode ser um enorme desafio, sendo a meditação uma maneira de exercitar o foco e melhorar os índices de concentração nas tarefas.


Em todos os casos, procure acompanhamento especializado


Mesmo diante de sintomas moderados de depressão e de outros distúrbios, somente uma avaliação especializada pode garantir um tratamento adequado.


Com isso, meditar pode ser uma importante aliada no alívio de sintomas da depressão, mas a prática em si não resolve o problema.


Por isso, é necessário entender essa prática como um método auxiliar com a capacidade de melhorar o funcionamento do nosso corpo e mente.


Gostou desse conteúdo? Então,  confira outros artigos em nosso blog!

03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
23 fev., 2024
Terapia hormonal: Quanto tempo leva para fazer efeito?
Mais Posts
Share by: