Como a alimentação pode interferir na qualidade de vida?

out. 29, 2021

Muitas pessoas pensam que a qualidade de vida é um estado sempre a ser alcançado, enquanto que manter uma alimentação saudável é fundamental para promover essa qualidade ainda no presente.


Para o nosso organismo funcionar bem, precisamos ingerir diariamente uma diversidade de alimentos naturais e até mesmo alguns tipos de gordura.


Por isso, a qualidade de vida será promovida por uma alimentação que inclua água, proteínas, vitaminas, carboidratos, lipídios, fibras e minerais.


Alimentação saudável e equilibrada


Uma boa dieta é parte fundamental de inúmeras funções do nosso organismo, desde uma boa digestão, bem-estar e disposição até uma boa qualidade de sono. O primeiro passo é entender que nosso corpo precisa de água. Especialistas recomendam um consumo diário de 35 ml de água para 1 kg de massa corporal


Já quando o assunto são os alimentos e suas propriedades, é possível promover a qualidade de vida por meio de alguns grupos alimentares específicos, como:


  • vegetais: os feijões, cereais integrais, leguminosas, sementes e castanhas são ótimas fontes de fibra, cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, alguns minerais e pouco percentual de gordura insaturada;
  • carboidratos: grãos como o trigo, milho e arroz são fontes de carboidratos, assim como a batata, mandioca e outras raízes e tubérculos, além de também serem fontes de fibra, vitaminas, proteínas e minerais;
  • frutas, verduras e legumes: nesse grupo estão as fontes de fibra, vitamina e minerais, como banana, maçã, couve-flor, brócolis, tomate e abóbora, por exemplo.
  • de origem animal: carne de peixe, gado, porco e aves são fontes de ferro, cálcio e vitamina B12, além de ovos, leite e queijos;
  • fontes de gordura: nesse grupo estão os alimentos que possuem ácidos graxos essenciais ao organismo e vitaminas A, D, E e K, como o abacate e o salmão.


Alguns detalhes


É possível substituir uma dieta que contenha produtos de origem animal por uma dieta vegetariana ou vegana, desde que haja um acompanhamento especializado com nutricionista.


Além disso, o açúcar não é essencial ao nosso corpo e o carboidrato que possui pode ser obtido por amidos. Mais do que isso, o consumo excessivo de açúcar está relacionado ao desenvolvimento de doenças crônicas e outras enfermidades.


A alimentação interfere na qualidade de vida?


A resposta é muito clara: sim! Para manter o bom funcionamento do organismo, é preciso ter uma boa alimentação. Isso acontece porque esses nutrientes contribuem para um sistema imunológico saudável, fortalecendo o corpo e prevenindo e combatendo inúmeras doenças.


A proteína, por exemplo, auxilia na restauração de tecidos lesionados. Já as gorduras e carboidratos nos fornecem energia para as atividades cotidianas. Em contrapartida, pode comprometer até mesmo os ossos, como a falta de cálcio, que enfraquece os ossos e aumenta o risco de osteoporose.


Nesse cenário, os excessos também causam prejuízos, como é o caso do consumo elevado de alimentos que contêm elevada quantidade de gorduras saturadas, que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.


Outro ponto é que a alimentação interfere diretamente na qualidade do sono, pois o aminoácido essencial triptofano do qual precisamos está ligado à produção de serotonina, que, por sua vez, tem a sua produção estimulada por alimentos como a banana, o leite e os cereais.


Além disso, é válido destacar também que consumir carne vermelha, chocolate e alimentos ricos em carboidratos antes de dormir pode prejudicar o sono porque são alimentos que fornecem mais energia ou dificultam a digestão (no caso da carne).


Qualidade de vida no dia a dia


Além de todo esse cenário, é preciso também equilibrar a ingestão de calorias. Afinal, todo alimento, saudável ou não, possui calorias. 


Alguns grupos alimentares, como os carboidratos, gorduras e proteínas, são muito importantes para a saúde corporal. É por meio dos carboidratos complexos, por exemplo, que obtemos a glicose, importante fonte de energia para o organismo.


Por isso, a alimentação potencializa os benefícios das atividades físicas, pois auxilia no período de recuperação após os treinos, diminui o risco de lesões e a fadiga.


Com uma alimentação equilibrada, é possível contribuir não apenas para a disposição, mas garantir que o organismo funcione da melhor forma, aumentando a qualidade de vida.


Evite os excessos e industrializados


Manter uma alimentação saudável requer alguns cuidados, além de escolher os alimentos mais adequados.


Atualmente existe uma infinidade de alimentos instantâneos e industrializados que além de não fornecerem tudo o que precisamos, podem aumentar o risco de desenvolver algumas doenças.


Muitas vezes você pode estar comprando praticidade, mas ingerindo uma série de substâncias ruins ao organismo.


Portanto, fique atento ao que você ingere, pois a sua qualidade de vida está diretamente ligada a uma alimentação saudável.


Gostou deste artigo? Então, acompanhe o nosso blog e  confira outros conteúdos!

10 mai., 2024
3 Dicas para aliviar os sintomas da ansiedade
03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
Mais Posts
Share by: