Você já ouviu falar em Medicina Integrativa? Saiba o que é!

abr. 19, 2021
Medicina integrativa é uma prática médica cuja abordagem centra-se no paciente. A ideia é estabelecer uma relação de parceria entre o paciente e o médico, de modo que aquele se torna agente em seu processo de saúde.

Ou seja, o paciente deixa de ser alguém que apenas recebe o tratamento de modo passivo e passa a ter uma participação ativa em sua própria saúde. Isso traz várias vantagens, como atendimento médico mais humanizado e tratamentos mais eficazes.

Ficou interessado em saber o que é medicina integrativa? Então, continue a leitura e conheça melhor essa prática e saiba quais são os benefícios!

Confira nosso eBook Gratuito

Bioressonância Magnética

Como ela pode ajudar

no emagrecimento saudável

Saiba mais

O que é a medicina integrativa?

A medicina integrativa é uma abordagem médica que faz uma investigação completa do quadro clínico do paciente, identificando todos os sinais e sintomas apresentados para poder buscar os melhores métodos de prevenção e de tratamento de doenças.


Assim, essa prática busca olhar o indivíduo de forma integral. Para garantir esse caráter holístico nos cuidados com o paciente, a medicina integrativa se vale da interdisciplinaridade, contando com profissionais de diferentes áreas e especialidades e fazendo uso de terapias naturais e/ou complementares.


Associada às terapias da medicina convencional, ela conta com técnicas terapêuticas como:

  • Meditação;
  • Mindfulness;
  • Relaxamento;
  • Exercícios de respiração;
  • Fitoterapia;
  • Homeopatia;
  • Acupuntura;
  • Reiki;
  • Massagens.


Vale mencionar que a medicina integrativa não é vinculada a nenhuma base religiosa e suas práticas baseiam-se em evidências que garantem segurança e eficácia ao tratamento.


Também é importante entender que essa abordagem nasceu da necessidade de mudar os paradigmas da medicina convencional, que tem como foco apenas a doença, e não na pessoa a ser tratada.


Em vez de entender a saúde como simplesmente “ausência de doença”, a medicina integrativa se funda no conceito de saúde como estado de bem-estar integral, incluindo os aspectos físico, mental, emocional, espiritual e social da pessoa.


Para isso, a medicina integrativa amplia as maneiras de tratar, englobando técnicas e abordagens complementares que garantam mais qualidade de vida ao paciente.

Quais são os benefícios da medicina integrativa?

A visão holística e interdisciplinar da medicina integrativa traz muitos benefícios ao paciente. Com o foco no bem-estar da pessoa e na sua saúde integral, a primeira grande vantagem dessa prática é que o paciente não vai tratar apenas uma doença específica, de forma desconectada do resto do seu ser, mas sim cuidar do corpo e da mente como um todo.


Assim, além de utilizar uma equipe diversa, com médicos, psicólogos, nutricionistas etc., o intuito será tratar não só os sintomas, mas também a causa do problema. O tratamento também envolve propostas de prevenção e detecção precoce das doenças, a fim de garantir mais qualidade de vida ao paciente.


Outra vantagem é que, ao aliar as duas abordagens – a medicina convencional e a medicina integrativa –, o paciente recebe um atendimento integral e, com isso, tem uma melhor resposta ao plano de tratamento.


Afinal, como todos os fatores que levam à enfermidade são considerados, o tratamento se torna mais eficaz e o processo de cura é facilitado.


Outro grande benefício da medicina integrativa é que o atendimento médico se torna mais humanizado. Como dissemos, essa abordagem é centrada no paciente, que passa a ter uma relação de parceria com o médico. Este, por sua vez, deve olhar o paciente como um ser humano integral, e não um mero sintoma.


Com isso, os benefícios são vários: o paciente se sente mais acolhido, há maior aderência ao tratamento e a satisfação é maior para ambas as partes.


Como você pode ver, a medicina integrativa traz muitas vantagens. E, ao utilizá-la, lembre-se de que você não precisa abrir mão da medicina convencional. As duas trabalham em conjunto sempre pensando em garantir mais bem-estar e qualidade de vida às pessoas.

Ficou interessado? Então,  conheça a medicina integrativa da Clínica Jobst!


03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
23 fev., 2024
Terapia hormonal: Quanto tempo leva para fazer efeito?
Mais Posts
Share by: