Atividade física, saúde mental e bem-estar

set. 14, 2021

A prática regular de exercícios está entre as prioridades de quem busca um estilo de vida saudável. E, é possível afirmar que as atividades físicas e o bem-estar andam juntos, visto que elas nos proporcionam inúmeros benefícios, tanto para o condicionamento físico, quanto para a nossa saúde mental.


Você já parou para pensar sobre o que acontece no nosso organismo quando praticamos exercícios? Continue a leitura e entenda porque a atividade física é tão importante para manter a saúde do corpo e da mente em dia.


O que acontece no organismo quando praticamos atividades físicas?


O bem-estar que sentimos com a prática de exercícios se dá devido aos processos que acontecem no nosso organismo quando estamos em movimento. Ao fazermos uma atividade física, é preciso garantir oxigênio para todo o corpo. Assim, a frequência cardíaca e o fluxo respiratório aumentam, a fim de fornecer energia para suprir os nossos músculos.


Nesse contexto, os vasos sanguíneos dilatam para a passagem do sangue, dando suporte aos tecidos musculares. Estes, por sua vez, tendem a ficar mais resistentes com a prática regular das atividades físicas.


Além disso, durante o exercício, há uma alteração nos hormônios liberados pelas principais glândulas do nosso organismo. Entre as principais secreções ativadas, estão a adrenalina e a noradrenalina, que aumentam a taxa metabólica e a energia corpórea. 


Como as atividades físicas ajudam no bem-estar e na saúde mental?


Ao fim de um período de trinta minutos de exercício físico, o cérebro aciona a liberação de endorfina, hormônio que está diretamente ligada às emoções e à sensação de satisfação.


A liberação de endorfina é um dos fatores que explicam a relação direta entre as atividades físicas e o bem-estar. A substância, também conhecida como “hormônio da felicidade”, alivia a tensão, melhora o humor e contribui para a sensação de prazer.


Assim, as atividades físicas estimulam emoções positivas e são capazes de diminuir o estresse e a ansiedade. Os exercícios também afastam os sintomas de cansaço extremo, fraqueza e irritabilidade (comuns da depressão), e acarretam em uma melhora na autoestima.


Além disso, as atividades físicas, quando praticadas de forma constante, ajudam na regulação do metabolismo e no funcionamento do corpo de maneira geral. Por isso, podem ser a solução para pacientes que sofrem de insônia e/ou têm dificuldades para regular o sono. 


Também é possível enxergar os momentos reservados para a prática de exercícios como uma oportunidade para pausar a rotina corrida e “desligar o cérebro” daquilo que nos preocupa, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. 


As atividades físicas também proporcionam uma melhora no condicionamento físico, aumentando a longevidade e a nossa qualidade de vida. Os exercícios ajudam na prevenção de problemas cardiovasculares e no controle de comorbidades, como diabetes, hipertensão e obesidade.


Portanto, é importante entender que a prática de atividades físicas e o bem-estar são conceitos complementares para uma rotina saudável. O ideal é incluir os exercícios na nossa rotina e fazê-los com regularidade. Lembrando que, além da academia e dos esportes tradicionais, como futebol e vôlei, você pode apostar em tarefas simples, como caminhar e andar de bicicleta.


Aproveite para acessar o nosso blog e conferir conteúdos exclusivos sobre atividade física, bem-estar e saúde!

03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
23 fev., 2024
Terapia hormonal: Quanto tempo leva para fazer efeito?
Mais Posts
Share by: