3 mitos do emagrecimento

jun. 15, 2022

3 mitos do emagrecimento

Quando começamos um processo de emagrecimento, estamos com o olhar voltado ao objetivo final, seja ele um número menor na balança, seja uma melhor qualidade de vida, mas que a verdade seja dita: esse processo não é linear. Muito pelo contrário, ele é cheio de altos e baixos, uma montanha-russa, algumas vezes pelas festividades que nos cerca, outras vezes pela rotina e tantas outras é por não querermos abrir mão dos prazeres da vida: o chocolatinho depois do almoço e o happy hour com os amigos. Mas calma, alguns escorregões no meio do processo são normais e, inclusive, esperados, quando isso acontecer volte ao foco normalmente, sem se cobrar e não se engane com os mitos a seguir:

1. Para emagrecer é necessário abrir mão de tudo que gosta de comer?

Quando temos um protocolo de emagrecimento muito rígido e uma dieta restritiva acabamos causando um estresse ao corpo. A perda de peso vai ocorrer, mas a chance de efeito sanfona é maior, pois você manterá a dieta pelo tempo determinado e depois voltará a se alimentar como antes, por isso opte por fazer uma reeducação alimentar, assim você terá hábitos alimentares melhores, aumentando sua qualidade de vida e satisfazendo seu desejos com equilíbrio e sabedoria. E lembre-se que optar por produtos diet e light nem sempre é a melhor alternativa, pois muitos desses itens acabam tendo substituições muito mais calóricas e ricas em gorduras.


2. Saí da dieta, terei que treinar o dobro e reduzir a quantidade de alimentos

Você saiu da dieta? O primeiro passo : mantenha a calma!
Retome a sua dieta, a
prática de exercícios e aumente a ingestão de água para auxiliar caso haja retenção de líquido ou inchaço. Não exija demais do seu corpo nesses casos, só retome ao foco e faça seu melhor.


3. Para emagrecer é necessário cortar o carboidrato

Esse é um dos maiores mitos sobre o emagrecimento, afinal, o carboidrato não é um vilão, ele é um nutriente importante para o nosso corpo e sua ingestão é fundamental, inclusive para a quebra de gordura, pois quando o corpo não tem o carboidrato para que ocorra o gasto enérgico, ele busca outras formas, podendo inclusive gerar uma degradação da massa muscular, ou seja, você perderá músculo ao invés de gordura. 



Mitos desmistificados, agora fica a reflexão: permitir momentos de prazer e descontração facilita o processo da sua mudança de
estilo de vida e a adesão de uma vida mais equilibrada. Você não precisa abrir mão do chocolate e do happy hour com os amigos, precisa apenas equilibrar tudo que ama. Agende sua consulta na Clínica Jobst, conheça nossos protocolos de emagrecimento e vamos juntos traçar a melhor estratégia para você. Por fim, lembre-se: a perda de peso vai muito além da comida e exercícios, tem ligação também com o sono, estresse e a rotina.


03 mai., 2024
Saúde Sexual Masculina: Um pilar fundamental no momento da concepção
26 abr., 2024
Lipedema: Entendendo a doença e seu impacto na qualidade de vida
19 abr., 2024
Fertilidade e saúde integrativa
05 abr., 2024
Aprimorando A Qualidade De Vida De Crianças Autistas: A Importância De Uma Abordagem Integrativa
04 abr., 2024
Preparando o terreno para a concepção: conheça o programa de pré-concepção da Clínica Jobst
04 mar., 2024
A importância de um café da manhã rico em vitaminas
01 mar., 2024
Arte do Emagrecimento: Por que Descansar é Tão Importante Quanto se Mover
28 fev., 2024
Você sabe qual o papel dos antioxidantes no processo de emagrecimento?
26 fev., 2024
Emagrecimento: Só diminuir a quantidade de comida é suficiente?
23 fev., 2024
Terapia hormonal: Quanto tempo leva para fazer efeito?
Mais Posts
Share by: